02jan

Arquétipo do Bobo da Corte

CARACTERÍSTICAS

As principais característica deste arquétipo são alegria, divertimento, fantasia, humor perverso, originalidade, irreverência, percepção do momento presente. Tem facilidade de se socializar-se.

DESAFIOS

Corre o risco de ser mal interpretado, sendo assim evitado  pelas pessoas ou considerado uma ameaça. Tem o prazer de pregar peças cruéis. Propenso a perder tempo. Tendência a ser inconveniente e disperso nas situações.

MOTIVAÇÃO

Vivendo alegremente o momento, o Bobo da Corte busca iluminar o mundo. Capaz de dobrar a perspectiva, distorcer significados e interpretar eventos e pessoas de maneiras surpreendentes. Bobo da Corte pode falar a verdade para aqueles que estão no poder. O Bobo da Corte aprecia a beleza, a mudança, o intelecto surpreso e perverso. Conhecido por suas travessuras exuberantes, o Bobo da Corte transcende a tradição, as convenções e as normas sociais. Ousadamente original, irreverente e travesso, este arquétipo vê a vida como um louco e selvagem playground de oportunidades.

CORES

As cores que favorecem esse arquétipo são:

VERMELHO
Amor, poder, excitação, ousadia, juventude, paixão, energia, calor, força, desejo, sensualidade, intensidade e velocidade.

LARANJA
Amizade, ousadia, confiança, sucesso, coragem, estimulação, fascinação, felicidade, criatividade e entusiasmo.

AMARELO
Felicidade, calor, otimismo, clareza, força, competência, brilhantismo, iluminação, energia, alegria, intensidade e entusiasmo.

MARCAS

Nicho de marketing: Ajuda quando a pessoa sente profunda necessidade de pertencer a um grupo. Esta é sua maneira de encarar a vida. O Bobo da Corte nos ajuda a tornar situações chatas menos pesadas e densas, não levando a vida tão a sério e trazendo um pouco de descontração. 

Exemplo: Fanta, Mc Donald’s, M & M’s, X Box One, Pepsi Twist, SixFlags, Nickelodeon, Trident e Oreo.

FILMES

Charlie Chaplin, Mr. Bean, Bob Esponja, Game Of Thrones (personagem Tyrion Lannister) e Better Call Saul e Deadpool.

ANIMAIS E SÍMBOLOS 

Os animais e símbolos que ativam esse arquétipo são: Caduceu, palhaço, arlequim, coringa, flor de lis, hiena e máscara.

MITOLOGIA

Hermes, Mercúrio, Toth.

SUB-ARQUÉTIPOS

Comediante, Criança, Farrista, Multiforme e Piadista.

REFERÊNCIAS

MARK, Margaret; PEARSON, Carol S. O Herói e o Fora da Lei: como construir marcas extraordinárias usando o poder dos arquétipos. São Paulo, Cultrix, 2019.

MARGARET POTT HARTWELL & JOSHUA C. CHEN, Archetypes in Branding: A Toolkit for Creatives and Strategists. 

EVA HELLER, A psicologia das cores: Como as cores afetam a emoção e a razão . G. Gili, Barcelona 2020.

Avatar

PERFIL

LogoWeb
A Logoteria ajuda você a realizar seu sonho, através de ideias simples, inovadoras e criativas que transformam a sua marca em um logotipo com padrões visuais que condizem com o seu negócio.