CARACTERÍSTICAS

As principais característica deste arquétipo são fidelidade, sensualidade, paixão, sexualidade e espiritualidade. Gosta de ser apreciado, além de ser um arquétipo expansivo e cheio de vitalidade.

DESAFIOS

Seus principais desafios são obsessão, promiscuidade e ciúmes. Tem medo de não ser suficiente ou ficar sozinho e desconectado. 

MOTIVAÇÃO

O Amante possui uma apreciação desenfreada e carinho pela beleza, proximidade e colaboração. Motivado para atrair, dar, receber e nutrir o amor íntimo e afirmativo da vida . É fortalecido por uma grande paixão e devoção, o Amante promove a bem-aventurança e a unidade. Isso resulta em uma experiência de amor que vai além de uma emoção ou mentalidade para se tornar uma forma de ser. O Amante é um arquétipo de transformação e renascimento que oferece uma lembrança de ideias transcendentes externas que elevam a experiência humana.

CORES

As cores que favorecem esse arquétipo são:

VERMELHO
Amor, poder, excitação, ousadia, juventude, paixão, energia, calor, força, desejo, sensualidade, intensidade e velocidade.

ROSA
Feliz, saudável, feminino, doce, brincalhão, energético, apaixonado, romance, carinho e amor. A cor rosa coloca as pessoas em contato com o lado do carinho de si mesmos.

DOURADO
Riqueza, sabedoria, valor, tradição, elegância, sofisticação, luxo, inteligência. Dourado é a cor do sucesso, da realização e do triunfo. 

MARCAS

Nicho de marketing: Ajudar as pessoas a se sentirem valorizadas, pertencerem, se conectarem, desfrutarem da intimidade e construírem relacionamentos.

Exemplo: Victoria‘s Secret, Godiva, Channel, Häagen-Dazs, Nestlé e L’oréal Paris.

FILMES

Game of Thrones (Personagem Jaime Lannister), Uma Linda Mulher, Don Juan DeMarco, Para Sempre e A Garota Dinamarquesa.

ANIMAIS E SÍMBOLOS 

Os animais e símbolos que ativam esse arquétipo são: Coração, pérolas, cisne, rosa, romã, jóias, arco e flecha, murta, golfinho, limeira, maçã, cupido, alianças e morango.

MITOLOGIA

Eros, Afrodite, Vênus e Oxóssi.

SUB-ARQUÉTIPOS

Entusiasta, Hedonista, Naturalista, Patriota, Sensualista.

REFERÊNCIAS

MARK, Margaret; PEARSON, Carol S. O Herói e o Fora da Lei: como construir marcas extraordinárias usando o poder dos arquétipos. São Paulo, Cultrix, 2019.

MARGARET POTT HARTWELL & JOSHUA C. CHEN, Archetypes in Branding: A Toolkit for Creatives and Strategists. 

EVA HELLER, A psicologia das cores: Como as cores afetam a emoção e a razão . G. Gili, Barcelona 2020.