CARACTERÍSTICAS
As principais característica deste arquétipo são gentileza, altruísmo, respeito, justiça, responsabilidade. O Cara Comum tem tendência para ser um bom ouvinte e um bom trabalhador. Sua principal qualidade é a grande força de caráter. Além de sua fidelidade, apoio, utilidade, funcionalidade e desenvoltura.
DESAFIOS
Comportamento não evoluído, ignorância e trabalho em grupo. Preocupação com as rotinas básicas da vida. Se colocar no papel de vítima que prefere sofrer abuso a ficar sozinho; Disposto a praticar qualquer ato a fim de pertencer a algum grupo ou tribo.
MOTIVAÇÃO
O Cara Comum é impulsionado pela necessidade pertencimento. O cara Comum acredita que todos são igualmente importantes, independentemente do status, orientação sexual, idade, etnia ou credo. Como um bom vizinho e amigo, o Cara Comum busca fazer a coisa certa, sem necessidade de heroísmo ou aventura. Possuindo uma sinceridade encantadora, o Cara Comum incorpora o lema “o que você vê é o que você obtém” – e tem uma abordagem casual da vida, preferindo ser discreto, não ameaçador e útil a todos. Acredita no valor inerente e na dignidade de todos – esperando muito pouco da vida, mas comprometido com o ensino através da empatia, do realismo e da inteligência das ruas.
CORES
As cores que favorecem esse arquétipo são:
VERMELHO
Amor, poder, excitação, ousadia, juventude, paixão, energia, calor, força, desejo, sensualidade, intensidade e velocidade.
AZUL
Força, competência, alta qualidade, paz, confiança, tranquilidade, calma, integridade, inteligência, segurança, equilíbrio e comprometido.
MARROM
Robustez, naturalidade, liberdade, longevidade, confiança, conforto, força, maturidade, modéstia, segurança, solidariedade e independência.
MARCAS
Nicho de marketing: Este arquétipo é democrático, e quase sempre associado a sentimentos tranquilos. Ajuda as pessoas a terem um sentimento de pertencimento.
Exemplo: eBay, GAP, Havaianas, Hering, Brahma, Wrangler, VISA, Ricardo Eletro, Levi’s e Riachuelo Plus Size.
FILMES
Homem-Aranha, Games Of Thrones (Personagem Lorde Varys), Hobbit (Personagem Bilbo), Star Wars ( Personagem Chewbacca) e Harry Potter (Personagem Neville Longbottom) e Up – Altas Aventuras (o cachorrinho DUG).
ANIMAIS E SÍMBOLOS
Os animais e símbolos que ativam esse arquétipo são: balança, cachorro, martelo, boné, camiseta, espada e venda.
MITOLOGIA
Hephaestus, Vulcano e Ptah.
SUB-ARQUÉTIPOS
Habitante, Democrata, Realista, Serviçal, Sociável.
REFERÊNCIAS
MARK, Margaret; PEARSON, Carol S. O Herói e o Fora da Lei: como construir marcas extraordinárias usando o poder dos arquétipos. São Paulo, Cultrix, 2019.
MARGARET POTT HARTWELL & JOSHUA C. CHEN, Archetypes in Branding: A Toolkit for Creatives and Strategists.
EVA HELLER, A psicologia das cores: Como as cores afetam a emoção e a razão . G. Gili, Barcelona 2020.