CARACTERÍSTICAS

As principais característica deste arquétipo são criatividade, imaginação e pensamento não linear, abstrato. O criador tem um senso de estética bem desenvolvido, gosta de   pensar fora da caixa e de expandir as suas fronteiras. Normalmente não se conforma fácil com as coisas e tem um senso de estética bem desenvolvido.

DESAFIOS

Dramatizar demais as situações. Depressão que acompanha uma falha em fazer sentido. Perfeccionismo. Medo de mediocridade e ser julgamento. Pode se tornar insensível e arrogante.

MOTIVAÇÃO

O Criador tem uma necessidade apaixonada de autoexpressão e de ser um pioneiro cultural. A criação oferece um meio de lidar com o quão fora de controle o mundo parece. O Criador é altamente imaginativo, com um senso estético desenvolvido. Esse arquétipo costuma aparecer em ambientes que refletem bom gosto e um ponto de vista único. O Criador percebe e atua sobre a necessidade de inovação, invenção e reinterpretação. Acreditando no valor da expressão interior, o Criador é dedicado, trabalhador e orientado para a realização.

CORES

As cores que favorecem esse arquétipo são:

VERMELHO
Amor, poder, excitação, ousadia, juventude, paixão, energia, calor, força, desejo, sensualidade, intensidade e velocidade.

LARANJA
Amizade, ousadia, confiança, sucesso, coragem, estimulação, fascinação, felicidade, criatividade e entusiasmo.

PRETO OU CINZA ESCURO
Elegância, classe, seriedade, proteção, segurança, inteligência, solidez, poder, mistério, dominância, autoridade e sofisticação.

MARCAS

Nicho de marketing: Visionário, ajuda o cliente a expressar ou criar. Além de fomentar a sua imaginação. 

Exemplo: Apple, Citroen, Saab , Lego, Faber – Castel,  Pixar, Sony, M.A.C e Netflix, Youtube e Adobe.

FILMES

Toy Story, Frida, O Homem de Ferro, Nise, O Coração da Loucura, Moulin Rouge Personagem Christian, Modigliani –A Paixão Pela Vida e os Amores de Picasso.

ANIMAIS E SÍMBOLOS 

Os animais e símbolos que ativam esse arquétipo são: peixe, lua, unicórnio, caranguejo, sol, lâmpada, pincel e instrumentos musicais.

MITOLOGIA

Apollo, Hécate Hórus e Iemanjá.

SUB-ARQUÉTIPOS

Artista, Designer, Especialista, Porta-Voz, Vanguardista.

REFERÊNCIAS

MARK, Margaret; PEARSON, Carol S. O Herói e o Fora da Lei: como construir marcas extraordinárias usando o poder dos arquétipos. São Paulo, Cultrix, 2019.

MARGARET POTT HARTWELL & JOSHUA C. CHEN, Archetypes in Branding: A Toolkit for Creatives and Strategists. 

EVA HELLER, A psicologia das cores: Como as cores afetam a emoção e a razão . G. Gili, Barcelona 2020.