14jan

Arquétipo do Explorador

CARACTERÍSTICAS

As principais característica deste arquétipo são liberdade, aventura, independência e ambição. O Explorador anseia por aventura e quer descobrir o mundo por si mesmo.  A aventura é um meio de iluminação, e os exploradores se concentram na autodescoberta e na autossuficiência.

DESAFIOS

Auto-indulgência. Falta de objetivo. Alienação. O Explorador pode ser inquieto, sem objetivo e um pouco esquisito.

MOTIVAÇÃO

O Explorer é motivado por um forte desejo por novas experiências. Valorizando enormemente a autonomia. Tem um desejo fundamental de se libertar, sem necessariamente mas ter que desafiá-lo. Esse arquétipo está disposto a fazer qualquer coisa para evitar o tédio e a armadilha, mesmo que isso signifique correr grandes riscos. O Explorador é conhecido por ultrapassar limites e se deliciar com descobertas inesperadas, adotando uma filosofia “sem limite”.

CORES

As cores que favorecem esse arquétipo são:

VERMELHO
Amor, poder, excitação, ousadia, juventude, paixão, energia, calor, força, desejo, sensualidade, intensidade e velocidade.

VERDE
Segurança, paz, crescimento, saúde, frescor, natureza, dinheiro, fertilidade, abundância, cura e harmonia.

AMARELO
Felicidade, calor, otimismo, clareza, força, competência, brilhantismo, iluminação, energia, alegria, intensidade e entusiasmo.

MARCAS

Nicho de marketing: As marcas Exploradoras anseiam por liberdade, elas também se esforçam para ajudar os outros a se sentirem livres. Eles são pioneiros e frequentemente oferecem produtos e serviços que parecem consistentes ou robustos.

Exemplo: Jeep, National Geographic, Starbucks, Heineken, Go Pro, Corona Extra e Land Rover.

FILMES

Mad Max, Indiana Jones, Somente o Mar Sabe, Hobbit e Lost (Personagem Locke)

ANIMAIS E SÍMBOLOS 

Os animais e símbolos que ativam esse arquétipo são:
Bússola, mochila, barco, foguete, binóculo, cavalo, arco e flecha, mapa e lupa.

MITOLOGIA

Jasão, Artemis e Neith.

SUB-ARQUÉTIPOS

Caminhante, Cosmopolita, Desafiante, Nômade, Viajante.

REFERÊNCIAS

MARK, Margaret; PEARSON, Carol S. O Herói e o Fora da Lei: como construir marcas extraordinárias usando o poder dos arquétipos. São Paulo, Cultrix, 2019.

MARGARET POTT HARTWELL & JOSHUA C. CHEN, Archetypes in Branding: A Toolkit for Creatives and Strategists. 

EVA HELLER, A psicologia das cores: Como as cores afetam a emoção e a razão . G. Gili, Barcelona 2020.

Avatar

PERFIL

LogoWeb
A Logoteria ajuda você a realizar seu sonho, através de ideias simples, inovadoras e criativas que transformam a sua marca em um logotipo com padrões visuais que condizem com o seu negócio.