CARACTERÍSTICAS
As principais característica deste arquétipo são poder, confiança, domínio, status elevado e liderança. Tem o objetivo de criar uma família ou comunidade próspera e bem-sucedida.
DESAFIOS
Medo de perder o controle e se encontrar em meio ao caos. Pode se se tornar arrogante, autoritário e julgador. Problemas em delegar tarefas.
MOTIVAÇÃO
O Governante representa poder e controle e está motivado para liderar. A posição do Governante é conquistada ou criada, em vez de herdada ou tomada por conquista. O Governante não precisa proteger com benevolência. Em vez disso, o Governante deve demonstrar experiência, histórico comprovado e competência antes de assumir o controle. Este arquétipo é realista e encontra sentido na criação de estruturas, organizações e ambientes harmoniosos, frutíferos e construtivos.
CORES
As cores que favorecem esse arquétipo são:
CINZA CLARO/PRATA
Glamour, tecnologia, gracilidade, elegância, sabedoria, neutralidade, intelectualidade, conhecimento e refinamento.
DOURADO
Riqueza, sabedoria, valioso, tradicional, qualidade, poder, glória, vitória, felicidade, inteligência e triunfo.
PRETO OU CINZA ESCURO
Elegância, classe, seriedade, proteção, segurança, inteligência, solidez, poder, mistério, dominância, autoridade e sofisticação.
MARCAS
Nicho de marketing: Ajuda as pessoas a se tornarem mais organizadas, restaurar a ordem, criar mais estabilidade e segurança em um mundo caótico.
Exemplo: Jeep, National Geographic, Starbucks, Heineken, Go Pro, Corona Extra e Land Rover.
FILMES
Lobo de Wall Street, Lincoln, Rei Arthur – A Lenda da Espada, O Poderoso Chefão, House of Cards, O Discurso do Rei e Game Of Thrones (Personagem Cersei Lannister).
ANIMAIS E SÍMBOLOS
Os animais e símbolos que ativam esse arquétipo são:
Raio, coroa, águia, moeda, leão, cetro, terno e gravata, moeda e trono.
MITOLOGIA
Zeus, Orixá Okô, Júpiter, Amon, Horus ou Rá.
SUB-ARQUÉTIPOS
Regente, aristocrata, diplomata, estrategista e líder.
REFERÊNCIAS
MARK, Margaret; PEARSON, Carol S. O Herói e o Fora da Lei: como construir marcas extraordinárias usando o poder dos arquétipos. São Paulo, Cultrix, 2019.
MARGARET POTT HARTWELL & JOSHUA C. CHEN, Archetypes in Branding: A Toolkit for Creatives and Strategists.
EVA HELLER, A psicologia das cores: Como as cores afetam a emoção e a razão . G. Gili, Barcelona 2020.