CARACTERÍSTICAS
As principais característica deste arquétipo são auto-sacrifício, coragem, redenção, transformação, fé, força e energia. Não mede esforços para buscar seus objetivos. Ele é dinâmico, ágil e forte. Disciplina e foco são primordiais neste arquétipo que esmera em ser o mais competente e corajoso. Ele luta e sempre se supera.
DESAFIOS
Tem medo de fracassar ou acovardar-se. Podem se tornar competitivos, ambição exagerada, arrogância, imprudência e tentação de poder.
MOTIVAÇÃO
O Herói age para redimir a sociedade ao superar grandes adversidades no serviço para completar com sucesso atos extraordinários de força, coragem e bondade. O Herói é admirado por aqueles que apreciam o auto-sacrifício, a resistência e a coragem necessárias para triunfar sobre a adversidade e o mal. Como um aluno contínuo, o Herói busca compreender a força da vida interior e a expressão mais completa do eu, enquanto lida com dificuldades, enfrenta destinos estranhos e enfrenta desafios mutantes. A essência do Herói está no sacrifício necessário para atingir o objetivo da transformação.
CORES
As cores que favorecem esse arquétipo são:
AMARELO
Felicidade, calor, otimismo, clareza, força, competência, brilhantismo, iluminação, energia, alegria, intensidade e entusiasmo.
PRETO OU CINZA ESCURO
Elegância, classe, seriedade, proteção, segurança, inteligência, solidez, poder, mistério, dominância, autoridade e sofisticação.
LARANJA
Amizade, ousadia, confiança, sucesso, coragem, estimulação, fascinação, felicidade, criatividade e entusiasmo.
MARCAS
Nicho de marketing: Este arquétipo ajuda a criar uma marca positiva no mundo que solucione os principais problemas. Ajuda as pessoas a elevar a performance e atingir excelentes resultados.
Exemplo: Nike, Patagonia, Gatorade, FedEx, Olimpíadas e Hummer.
FILMES
O Último Samurai, Tróia, Matrix, Gladiador, Game of Thrones (Daenerys Targaryen), Constantine, Rambo, Star Wars e Capitão América.
ANIMAIS E SÍMBOLOS
Os animais e símbolos que ativam esse arquétipo são: espada, cavalo, carro, escudo, capacete, águia, saturno e samurai.
MITOLOGIA
Ares, Ulisses , Arjuna, Teseu, Lancelot, Ogum.
SUB-ARQUÉTIPOS
Guerreiro, Atleta, Valente, Protagonista, Mártir.
REFERÊNCIAS
MARK, Margaret; PEARSON, Carol S. O Herói e o Fora da Lei: como construir marcas extraordinárias usando o poder dos arquétipos. São Paulo, Cultrix, 2019.
MARGARET POTT HARTWELL & JOSHUA C. CHEN, Archetypes in Branding: A Toolkit for Creatives and Strategists.
EVA HELLER, A psicologia das cores: Como as cores afetam a emoção e a razão . G. Gili, Barcelona 2020.