CARACTERÍSTICAS

As principais característica deste arquétipo são pureza, livre de preconceitos, confiabilidade, amor incondicional, espontaneidade, honestidade, segurança e sinceridade. 

DESAFIOS

Este arquétipo tem propensão para se refugiar na fantasia. Tendência para evitar, negar ou reprimir problemas. Medo de punição por algo errado ou ruim.

MOTIVAÇÃO

O Inocente é puro, virtuoso e sem defeitos, livre da responsabilidade de ter feito qualquer coisa prejudicial ou errada. O eterno otimista, o copo deste arquétipo está sempre meio cheio. O Inocente carece de malícia e corrupção e busca a promessa do paraíso. Em sua expressão mais poderosa. O Inocente incorpora um senso de unidade e renovação, representando paz interior e aceitação. Este arquétipo pode provocar nostalgia por tempos mais simples.

CORES

As cores que favorecem esse arquétipo são:

BRANCO
Bondade, sinceridade, pureza, equilíbrio, calma, frescor, limpeza, facilidade, inocência e luz.

AZUL
Força, competência, alta qualidade, confiança, paz, tranquilidade, integridade, inteligência, segurança, equilíbrio, calma e comprometimento.

AMARELO
Felicidade, calor, otimismo, clareza, força, competência, brilhantismo, iluminação, energia, alegria, intensidade e entusiasmo.

MARCAS

Nicho de marketing: Empresas com valores fortes, vistas como confiáveis e honestas, associadas à moralidade, boas virtudes,  simplicidade e com características nostálgicas. 

Exemplo: Coca-Cola, Mãe Terra, Do Bem, Uncle Ben’s, Wii, Ben & Jerry’s, Ivory e Dove Men + Care.

FILMES

O Pequeno Príncipe, Senhor dos Anéis (personagem Samwise Gamgee), Forrest Gump, Guardiões da Galáxia (personagem Baby Groot), Star Wars (Robô R2d2) e Charlie Brown (Snoopy).

ANIMAIS E SÍMBOLOS 

Os animais e símbolos que ativam esse arquétipo são:
Trigo, foice, sementes, maçã, asas, cervo, golfinho, criança, lótus, frésia, margarida, lírio branco.

MITOLOGIA

Pársifal, Dionísio, a juventude de Hércules, Ibejis, Deméter, Ceres.

SUB-ARQUÉTIPOS

Idealista, Crente, Iniciante, Otimista, Perfeccionista.

REFERÊNCIAS

MARK, Margaret; PEARSON, Carol S. O Herói e o Fora da Lei: como construir marcas extraordinárias usando o poder dos arquétipos. São Paulo, Cultrix, 2019.

MARGARET POTT HARTWELL & JOSHUA C. CHEN, Archetypes in Branding: A Toolkit for Creatives and Strategists. 

EVA HELLER, A psicologia das cores: Como as cores afetam a emoção e a razão . G. Gili, Barcelona 2020.