CARACTERÍSTICAS

As principais característica deste arquétipo são altruísmo, compaixão, paciência e empatia. O prestativo já se pode tirar pelo seu próprio nome, aquele que ajuda, que auxilia, tem como maior desejo proteger os outros do mal. Tem como seus maiores dons a compaixão e a generosidade.

DESAFIOS

O prestativo muitas vezes se sente incapacitado de dizer não. Tem medo da instabilidade e o super comprometimento que leva a perda de equilíbrio. O seu maior medo é o egoísmo e a ingratidão das pessoas.

MOTIVAÇÃO

O Prestativo é motivado para fornecer confiança, prestar serviço, dar conselhos, escutar. Além de ter um coração aberto para apoiar e proporcionar bem-estar aos outros. O Prestativo é compassivo, generoso, eficiente, abnegado, paciente, altamente competente e um excelente multitarefa. O Cuidador é centrado e permanece calmo em uma crise. Tem facilidade de fazer amizade com todos e irradia a leveza do otimismo.

CORES

As cores que favorecem esse arquétipo são:

AZUL TURQUESA
Espiritualidade, proteção, serenidade, saúde, introspecção, calma e suavidade.

BRANCO
Bondade, sinceridade, pureza, equilíbrio, calma, frescor, limpeza, facilidade, inocência e luz.

AZUL
Força, competência, alta qualidade, segurança, confiança, tranquilidade, paz, integridade, inteligência, equilíbrio, calma, fidelidade e comprometido.

MARCAS

Nicho de marketing: Ajuda as pessoas a cuidar de si mesmas e a servir ao público em praticamente qualquer atividade relacionada à prestação de serviços, tanto para indivíduos quanto para organizações, corporações e firmas.

Exemplo: Dove, Unicef, WWF, Johnson & Johnson, Campbell’s, Huggies, Colgate, Nivea e Volvo.

FILMES

Game of Thrones (Personagem Brienne de Tarth), Agentes da S.H.I.E.L.D. (Personagem Phil Coulson), Star Wars (Personagem Obi-Wan Kenobi) e Procurando Nemo (Personagem Marlin).

ANIMAIS E SÍMBOLOS 

Os animais e símbolos que ativam esse arquétipo são: coração, mãos, laço, balança, círculo, abraço, urso panda e flor, mar, beija-flor, céu e cachorro.

MITOLOGIA

Hera, Juno, Zaron e Hércules.

SUB-ARQUÉTIPOS

Altruísta, Empata, Intérprete, Terapeuta, Vigilante.

REFERÊNCIAS

MARK, Margaret; PEARSON, Carol S. O Herói e o Fora da Lei: como construir marcas extraordinárias usando o poder dos arquétipos. São Paulo, Cultrix, 2019.

MARGARET POTT HARTWELL & JOSHUA C. CHEN, Archetypes in Branding: A Toolkit for Creatives and Strategists. 

EVA HELLER, A psicologia das cores: Como as cores afetam a emoção e a razão . G. Gili, Barcelona 2020.