CARACTERÍSTICAS
As principais característica deste arquétipo são liderança, audácia, gosta de assumir riscos e experimentar coisas novas. Tem o pensamento progressivo e provocativo. Tem personalidade forte com grande poder pessoal, bravura e honestidade brutal.
DESAFIOS
Suscetibilidade de se alimentar por ódio ou raiva. Pensamentos negativo, fanatismo, perder os limites e tendência ao comportamento criminoso ou ilegal.
MOTIVAÇÃO
O Rebelde é uma força a ser reconhecida, representando a voz que já se cansou do sistema. O Rebelde é a ovelha negra, a chave para a mudança social e quebra de paradigma, em busca de novas perspectivas, mudanças aspirações e despertar. Um quebrador de regras, o Rebelde desafia as convenções questionando o status quo e empurrando a massa. Com liderança ousada, coragem e poder, o Rebelde ajuda a dissipar o medo de vitimização dos outros com sua personalidade intimidadora.
CORES
As cores que favorecem esse arquétipo são:
VERMELHO
Amor, poder, excitação, ousadia, juventude, paixão, energia, calor, força, desejo, sensualidade, intensidade e velocidade.
LARANJA
Amizade, ousadia, confiança, sucesso, coragem, estimulação, fascinação, felicidade, criatividade e entusiasmo.
AMARELO
Felicidade, calor, otimismo, clareza, força, competência, brilhantismo, iluminação, energia, alegria, intensidade e entusiasmo.
MARCAS
Nicho de marketing: Agente de mudança, defende os excluídos, permite que as pessoas coloquem pra fora o que sentem, se abram ou quebrem as regras.
Exemplo: Harley Davidson, Virgin, Chilli Beans, MTV, Diesel, Revista Rolling Stone.
FILMES
Breaking Bad, Divergente, La Casa de Papel, Invictus, Gandhi e Selma.
ANIMAIS E SÍMBOLOS
Os animais e símbolos que ativam esse arquétipo são:
Motocicleta, Caveira, Ovelha Negra, Skate, Cruz, Corda, Tênis e língua.
MITOLOGIA
Prometeu, Osíris e Obá.
SUB-ARQUÉTIPOS
Anarquista, Ativista, Iconoclasta, Pirata.
REFERÊNCIAS
MARK, Margaret; PEARSON, Carol S. O Herói e o Fora da Lei: como construir marcas extraordinárias usando o poder dos arquétipos. São Paulo, Cultrix, 2019.
MARGARET POTT HARTWELL & JOSHUA C. CHEN, Archetypes in Branding: A Toolkit for Creatives and Strategists.
EVA HELLER, A psicologia das cores: Como as cores afetam a emoção e a razão . G. Gili, Barcelona 2020.