Arquétipo do Sábio
CARACTERÍSTICAS
As principais característica deste arquétipo são sabedoria, inteligência, busca pela verdade, clareza de pensamento, tomada de decisão racional, prudência e profundidade no que faz.
DESAFIOS
Seus principais medos são o de ser enganado ou ser o último a saber. Por vezes as pessoas e marcas que estão sendo regidas por esse arquétipo, podem se sentir desconectada da realidade. Precisa tomar cuidado para não se tornar dogmático, arrogante ou rígido. Além de falta de ação em alguns momentos.
MOTIVAÇÃO
O Sábio é motivado pela independência, realização cognitiva e verdade. Esse arquétipo tem um apego de identidade fundamental à crença de que o pensamento é o que define a experiência humana. O Sábio responde bem à opinião de especialistas, mas é inerentemente um cético pragmático. Possuindo uma grande necessidade de autonomia. O Sábio valoriza a aprendizagem por si mesma porque permite o desligamento das massas e a capacidade de permanecer objetivo.
CORES
As cores que favorecem esse arquétipo são:
AZUL
Força, competência, alta qualidade, paz, confiança, tranquilidade, calma, integridade, inteligência, segurança, equilíbrio e comprometido.
VERDE
Segurança, paz, crescimento, saúde, frescor, natureza, dinheiro, fertilidade, abundância, cura e harmonia.
PRETO OU CINZA ESCURO
Elegância, classe, seriedade, proteção, segurança, inteligência, solidez, poder, mistério, dominância, autoridade e sofisticação.
MARCAS
Nicho de marketing: Ajudar as pessoas a entender melhor o mundo fornecer informações práticas e análises.
Exemplo: Google, BBC, Discovery Channel, CNN, BPS, Philips, University Of Oxford, Audi, Itaú, HP, Harvad, FGV.
FILMES
Matrix (Personagem Morpheus), Star Wars (Personagem Mestre Yoda) e Efeito Borboleta (Personagem Principal).
ANIMAIS E SÍMBOLOS
Os animais e símbolos que ativam esse arquétipo são:
Coruja, lobo, livro, ampulheta, cajado, óculos, lampião, relógio.
MITOLOGIA
Cronos, Saturno, Amós, Merlin e Obaluaiê.
SUB-ARQUÉTIPOS
Sapiente, Detetive, Eremita, Guru, Intelectual.
REFERÊNCIAS
MARK, Margaret; PEARSON, Carol S. O Herói e o Fora da Lei: como construir marcas extraordinárias usando o poder dos arquétipos. São Paulo, Cultrix, 2019.
MARGARET POTT HARTWELL & JOSHUA C. CHEN, Archetypes in Branding: A Toolkit for Creatives and Strategists.
EVA HELLER, A psicologia das cores: Como as cores afetam a emoção e a razão . G. Gili, Barcelona 2020.