25jun

Logotipo arquetípico ajuda transformar seu negócio!

Uma personalidade forte é aquela que é claramente definida e articulada em tudo o que a sua empresa faz, não aquela que vagueia desajeitadamente por muitas personalidades, sem saber qual delas escolher. As marcas mais lucrativas também estavam alinhadas com um único arquétipo, em vez daqueles que tinham “confundido” os arquétipos da marca ou eram identificados de perto com múltiplos arquétipos. É importante que a sua marca esteja alinhada com um arquétipo principal, pois isso afeta como sua marca é percebida.


 12 Arquétipos de Marketing:


O Inocente 

Objetivo: Ser feliz.

Traços: esforça-se para ser bom, é puro, jovem, otimista, simples, moral, romântico e leal.

Inconveniente: Pode parecer ser ingênuo ou chato.

Nicho de marketing: Empresas com valores fortes, vistas como confiáveis ​​e honestas, associadas à moralidade, boas virtudes, simplicidade e com características nostálgicas.

Exemplo: Dove, Coca-Cola.

O Cara Comum 

Objetivo: pertencer ou se conectar com outras pessoas.

Características: Solidário, fiel, amigável, companheira, que se conecta com os outros.

Desvantagem: Pode faltar uma identidade distinta.

Nicho de marketing: Comunidades, virtudes sólidas, dá uma sensação de pertence a um grupo.

Exemplo: Home Depot, eBay.

Herói

Objetivo: Ajudar a melhorar o mundo.

Características: Corajoso, arrojado, honrado, forte, confiante e inspirador.

Desvantagem: Pode ser arrogante ou distante.

Nicho de marketing: faça uma marca positiva no mundo, solucione os principais problemas ou permita / inspire outros a fazê-lo.

Exemplo: Nike, BMW, Duracell.


Fora da Lei 

Objetivo: Quebrar as regras e lutar contra a autoridade.

Características: Rebelde, iconoclasta, selvagem, abrindo caminho para mudanças.

Desvantagem: Pode ir longe demais e ser visto de forma negativa.

Nicho de marketing: Agente de mudança, defende os excluídos, permite que as pessoas desabafem ou quebrem as convenções.

Exemplo: Harley-Davidson, Virgin (Richard Branson) 

O Explorador 

Objetivo: Encontra o cumprimento através da descoberta e novas experiências.

Características: Inquieto, aventureiro, ambicioso, individualista, independente e pioneiro.

Desvantagem: pode não se encaixar no meio.

Nicho de marketing: emocionante, de assumir riscos e  autêntico.

Exemplo: Indiana Jones, Jeep, Red Bull.

O Criador 

Objetivo: Criar algo com significado e valor duradouro.

Traços: Criativo, imaginativo, artístico, inventivo, empreendedor e  não conformista.

Desvantagem: Pode ser perfeccionista ou impraticável.

Nicho de marketing: Visionário, ajuda os clientes a expressarem ou criarem e fomentarem sua imaginação.

Exemplo: Lego, Crayola.

O Governante

Objetivo: Controlar, criar ordem no caos 

Características: Líder, responsável, organizado, modelo e administrador.

Inconveniente: Pode faltar uma conexão comum ou ser muito autoritário ou controlador.

Nicho de marketing: Ajude as pessoas a se tornarem mais organizadas, restaurar a ordem, criar mais estabilidade e segurança em um mundo caótico.

Exemplo: Microsoft, Barclays, Mercedes-Benz.

O Mágico

Objetivo: Realizar sonhos e criar algo especial.

Traços: visionário, carismático, imaginativo, idealista e espiritual.

Desvantagem: Pode correr riscos que levam a resultados ruins.

Nicho de marketing: Ajudar as pessoas a transformar seu mundo, inspirar a mudança, expandir a consciência.

Exemplo: Disney, Mágico de Oz, Apple.

O Amante

Objetivo: Criar intimidade e inspirar amor.

Traços: Apaixonado, sensual, íntimo, romântico, caloroso, comprometido e idealista.

Desvantagem: Pode ser muito altruísta.

Nicho de marketing: Ajudar as pessoas a se sentirem valorizadas, pertencerem, se conectarem, desfrutarem da intimidade e construírem relacionamentos.

Exemplo: Victoria’s Secret, Godiva Chocolate, Marie Claire.

O Cuidador

Objetivo: Cuidar e proteger os outros.

Características: Cuidadoso, maternal, carinhoso, altruísta, generoso e  compassivo.

Desvantagem: Ser explorado.

Nicho de marketing: Ajudar as pessoas a cuidar de si mesmas, servir ao público através de programas de assistência médica, educação ou ajuda.

Exemplo: Madre Teresa, Sopa Campbell, Johnson & Johnson, Heinz.

O Bobo da Corte 

Objetivo: Trazer alegria ao mundo.

Características: Diversão, senso de humor, despreocupado, travesso e irreverente.

Desvantagem: Pode ser visto como frívolo ou desrespeitoso.

Nicho de marketing: Ajudar as pessoas a se divertirem ou aproveitarem o que estão fazendo, permitir que as pessoas sejam mais impulsivas e espontâneas. 

Exemplo: Tolo Motley, Ben & Jerry’s, IKEA.

O Sábio 

Objetivo: Ajudar o mundo a adquirir sabedoria e discernimento.

Características: Conhecimento, fonte confiável de informação, sabedoria e inteligência, pensativo, analítico, mentor, guru e orientador.

Desvantagem: Poderia ser excessivamente contemplativo ou muito opinativo.

Nicho de marketing: Ajudar as pessoas a entender melhor o mundo, fornecer informações práticas e análises.

Exemplo: BBC, PBS, Google, Philips.

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