06fev

Branding

O branding é um aspecto essencial de qualquer negócio, pois diferencia os produtos ou serviços de uma empresa dos de seus concorrentes. Uma marca forte é um ativo valioso, pois pode impactar as percepções do cliente, fidelizá-lo e aumentar o valor de uma empresa.

Branding envolve a criação de uma imagem e identidade únicas e consistentes para uma empresa, produto ou serviço por meio de vários pontos de contato, como logotipos, slogans, cores, embalagens, publicidade e experiência do cliente. Uma estratégia de marca bem-sucedida comunica o valor e os benefícios que a empresa oferece a seus clientes e ajuda a criar uma conexão emocional com eles.

Um aspecto fundamental da marca é a consistência. Uma marca consistente em todos os pontos de contato cria uma imagem forte e reconhecível que os clientes podem associar facilmente à empresa. Essa consistência é crucial na construção de uma imagem de marca forte e na criação de uma experiência memorável para o cliente.

Outro aspecto importante da marca é a diferenciação. Em um mercado concorrido, é importante que uma marca se destaque de seus concorrentes. Isso pode ser alcançado por meio da diferenciação dos produtos ou serviços da empresa, criando uma personalidade de marca exclusiva e comunicando proposições de valor exclusivas aos clientes.

O branding não se limita apenas aos elementos visuais de uma empresa, mas também inclui a experiência do cliente. Uma marca forte cria uma experiência consistente para os clientes em todos os pontos de contato, incluindo atendimento ao cliente, qualidade do produto e até mesmo no tom de voz usado nas comunicações. Essa consistência ajuda a construir a confiança e a lealdade do cliente ao longo do tempo.

Em conclusão, a marca é um aspecto essencial do sucesso empresarial. Uma marca forte pode diferenciar uma empresa de seus concorrentes, criar uma experiência memorável para o cliente e fidelizá-lo. Para criar uma marca forte, é importante focar na consistência e na diferenciação e garantir que a marca esteja integrada em todos os aspectos do negócio, incluindo a experiência do cliente.

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14jan

Arquétipo do Sábio

CARACTERÍSTICAS

As principais característica deste arquétipo são sabedoria, inteligência, busca pela verdade, clareza de pensamento, tomada de decisão racional, prudência e profundidade no que faz.

DESAFIOS

Seus principais medos são o de ser enganado ou ser o último a saber. Por vezes as pessoas e marcas que estão sendo regidas por esse arquétipo, podem se sentir desconectada da realidade. Precisa tomar cuidado para não se tornar dogmático, arrogante ou rígido. Além de falta de ação em alguns momentos.

MOTIVAÇÃO

O Sábio é motivado pela independência, realização cognitiva e verdade. Esse arquétipo tem um apego de identidade fundamental à crença de que o pensamento é o que define a experiência humana. O Sábio responde bem à opinião de especialistas, mas é inerentemente um cético pragmático. Possuindo uma grande necessidade de autonomia. O Sábio valoriza a aprendizagem por si mesma porque permite o desligamento das massas e a capacidade de permanecer objetivo.

CORES

As cores que favorecem esse arquétipo são:

AZUL
Força, competência, alta qualidade, paz, confiança, tranquilidade, calma, integridade, inteligência, segurança, equilíbrio e comprometido.

VERDE
Segurança, paz, crescimento, saúde, frescor, natureza, dinheiro, fertilidade, abundância, cura e harmonia.

PRETO OU CINZA ESCURO
Elegância, classe, seriedade, proteção, segurança, inteligência, solidez, poder, mistério, dominância, autoridade e sofisticação.

MARCAS

Nicho de marketing: Ajudar as pessoas a entender melhor o mundo  fornecer informações práticas e análises. 

Exemplo: Google, BBC, Discovery Channel, CNN, BPS, Philips, University Of Oxford, Audi, Itaú, HP,  Harvad, FGV.

FILMES

Matrix (Personagem Morpheus), Star Wars (Personagem Mestre Yoda) e Efeito Borboleta (Personagem Principal).

ANIMAIS E SÍMBOLOS 

Os animais e símbolos que ativam esse arquétipo são:
Coruja, lobo, livro, ampulheta, cajado, óculos, lampião, relógio.

MITOLOGIA

Cronos, Saturno, Amós, Merlin e Obaluaiê.

SUB-ARQUÉTIPOS

Sapiente, Detetive, Eremita, Guru, Intelectual.

REFERÊNCIAS

MARK, Margaret; PEARSON, Carol S. O Herói e o Fora da Lei: como construir marcas extraordinárias usando o poder dos arquétipos. São Paulo, Cultrix, 2019.

MARGARET POTT HARTWELL & JOSHUA C. CHEN, Archetypes in Branding: A Toolkit for Creatives and Strategists. 

EVA HELLER, A psicologia das cores: Como as cores afetam a emoção e a razão . G. Gili, Barcelona 2020.

14jan

Arquétipo do Rebelde

CARACTERÍSTICAS

As principais característica deste arquétipo são liderança, audácia, gosta de assumir riscos e experimentar coisas novas. Tem o pensamento progressivo e provocativo. Tem personalidade forte com grande poder pessoal, bravura e honestidade brutal.

DESAFIOS

Suscetibilidade de se alimentar por ódio ou raiva. Pensamentos negativo, fanatismo, perder os limites e tendência ao comportamento criminoso ou ilegal.

MOTIVAÇÃO

O Rebelde é uma força a ser reconhecida, representando a voz que já se cansou do sistema. O Rebelde é a ovelha negra,  a chave para a mudança social e quebra de paradigma, em busca de novas perspectivas, mudanças aspirações e despertar. Um quebrador de regras, o Rebelde desafia as convenções questionando o status quo e empurrando a massa. Com liderança ousada, coragem e poder, o Rebelde ajuda a dissipar o medo de vitimização dos outros com sua personalidade intimidadora.

CORES

As cores que favorecem esse arquétipo são:

VERMELHO
Amor, poder, excitação, ousadia, juventude, paixão, energia, calor, força, desejo, sensualidade, intensidade e velocidade.

LARANJA
Amizade, ousadia, confiança, sucesso, coragem, estimulação, fascinação, felicidade, criatividade e entusiasmo.

AMARELO
Felicidade, calor, otimismo, clareza, força, competência, brilhantismo, iluminação, energia, alegria, intensidade e entusiasmo.

MARCAS

Nicho de marketing: Agente de mudança, defende os excluídos, permite que as pessoas coloquem pra fora o que sentem, se abram ou quebrem as regras.

Exemplo: Harley Davidson, Virgin, Chilli Beans, MTV, Diesel, Revista Rolling Stone.

FILMES

Breaking Bad, Divergente, La Casa de Papel, Invictus, Gandhi e Selma.

ANIMAIS E SÍMBOLOS 

Os animais e símbolos que ativam esse arquétipo são:
Motocicleta, Caveira, Ovelha Negra, Skate, Cruz, Corda, Tênis e língua.

MITOLOGIA

Prometeu, Osíris e Obá.

SUB-ARQUÉTIPOS

Anarquista, Ativista, Iconoclasta, Pirata.

REFERÊNCIAS

MARK, Margaret; PEARSON, Carol S. O Herói e o Fora da Lei: como construir marcas extraordinárias usando o poder dos arquétipos. São Paulo, Cultrix, 2019.

MARGARET POTT HARTWELL & JOSHUA C. CHEN, Archetypes in Branding: A Toolkit for Creatives and Strategists. 

EVA HELLER, A psicologia das cores: Como as cores afetam a emoção e a razão . G. Gili, Barcelona 2020.

14jan

Arquétipo do Prestativo

CARACTERÍSTICAS

As principais característica deste arquétipo são altruísmo, compaixão, paciência e empatia. O prestativo já se pode tirar pelo seu próprio nome, aquele que ajuda, que auxilia, tem como maior desejo proteger os outros do mal. Tem como seus maiores dons a compaixão e a generosidade.

DESAFIOS

O prestativo muitas vezes se sente incapacitado de dizer não. Tem medo da instabilidade e o super comprometimento que leva a perda de equilíbrio. O seu maior medo é o egoísmo e a ingratidão das pessoas.

MOTIVAÇÃO

O Prestativo é motivado para fornecer confiança, prestar serviço, dar conselhos, escutar. Além de ter um coração aberto para apoiar e proporcionar bem-estar aos outros. O Prestativo é compassivo, generoso, eficiente, abnegado, paciente, altamente competente e um excelente multitarefa. O Cuidador é centrado e permanece calmo em uma crise. Tem facilidade de fazer amizade com todos e irradia a leveza do otimismo.

CORES

As cores que favorecem esse arquétipo são:

AZUL TURQUESA
Espiritualidade, proteção, serenidade, saúde, introspecção, calma e suavidade.

BRANCO
Bondade, sinceridade, pureza, equilíbrio, calma, frescor, limpeza, facilidade, inocência e luz.

AZUL
Força, competência, alta qualidade, segurança, confiança, tranquilidade, paz, integridade, inteligência, equilíbrio, calma, fidelidade e comprometido.

MARCAS

Nicho de marketing: Ajuda as pessoas a cuidar de si mesmas e a servir ao público em praticamente qualquer atividade relacionada à prestação de serviços, tanto para indivíduos quanto para organizações, corporações e firmas.

Exemplo: Dove, Unicef, WWF, Johnson & Johnson, Campbell’s, Huggies, Colgate, Nivea e Volvo.

FILMES

Game of Thrones (Personagem Brienne de Tarth), Agentes da S.H.I.E.L.D. (Personagem Phil Coulson), Star Wars (Personagem Obi-Wan Kenobi) e Procurando Nemo (Personagem Marlin).

ANIMAIS E SÍMBOLOS 

Os animais e símbolos que ativam esse arquétipo são: coração, mãos, laço, balança, círculo, abraço, urso panda e flor, mar, beija-flor, céu e cachorro.

MITOLOGIA

Hera, Juno, Zaron e Hércules.

SUB-ARQUÉTIPOS

Altruísta, Empata, Intérprete, Terapeuta, Vigilante.

REFERÊNCIAS

MARK, Margaret; PEARSON, Carol S. O Herói e o Fora da Lei: como construir marcas extraordinárias usando o poder dos arquétipos. São Paulo, Cultrix, 2019.

MARGARET POTT HARTWELL & JOSHUA C. CHEN, Archetypes in Branding: A Toolkit for Creatives and Strategists. 

EVA HELLER, A psicologia das cores: Como as cores afetam a emoção e a razão . G. Gili, Barcelona 2020.

14jan

Arquétipo do Mago

CARACTERÍSTICAS

As principais característica deste arquétipo são capacidade de sonhar sonhos grandes. Poderes misteriosos de percepção, intuição e inteligência inspiradoras. Carisma e perspectiva altamente evoluída e visionária.

DESAFIOS

Seus principais medos são o de ser manipulado, trapaceado e tratado com arrogância. Tem medo de consequências negativas e inesperadas que possa acontecer.

MOTIVAÇÃO

O Mago é conhecido por ser dinâmico, influente, carismático e inteligente, esse arquétipo é capaz de ver o mundo através de muitas lentes diferentes. Impelido a compreender as leis fundamentais do universo para transformar sonhos em realidade. O Mago conecta-se a experiências de sincronicidade, fluxo e unidade, com uma curiosidade sobre o funcionamento oculto do universo. Usando rituais e forças universais, o Mago manifesta ideias em realidade. Capaz de realizar magia de dentro para fora, o Mago obtém resultados fora das regras comuns da vida.

CORES

As cores que favorecem esse arquétipo são:

VERMELHO
Amor, poder, excitação, ousadia, juventude, paixão, energia, calor, força, desejo, sensualidade, intensidade e velocidade.

BRANCO
Bondade, sinceridade, pureza, equilíbrio, calma, frescor, limpeza, facilidade, inocência e luz.

ROXO
Poder, realeza, nobreza, luxo, ambição, extravagância, sabedoria, dignidade, independência, criatividade, mistério e magia.

MARCAS

Nicho de marketing: Ajudar as pessoas a transformar o seu mundo, inspirar mudança e expandir a consciência.

Exemplo: Disney, Red Bull, O Mágico de Oz, Mastercard, Axe, Calgon, Absolut Vodka e Smirnoff.

FILMES

FILMES: Malévola, O Mágico de Oz, Harry Potter, Doutor Estranho e Senhor dos Anéis.

ANIMAIS E SÍMBOLOS 

Os animais e símbolos que ativam esse arquétipo são:
Espada, chapéu, cálice, triângulo, espelho, caldeirão, coelho, gato, varinha mágica, bastão e pentagrama.

MITOLOGIA

Hermes, Mercúrio, Toth, Mago Merlin e Exu.

SUB-ARQUÉTIPOS

Cientista, Futurista, Ilusionista, Xamã, Alquimista.

REFERÊNCIAS

MARK, Margaret; PEARSON, Carol S. O Herói e o Fora da Lei: como construir marcas extraordinárias usando o poder dos arquétipos. São Paulo, Cultrix, 2019.

MARGARET POTT HARTWELL & JOSHUA C. CHEN, Archetypes in Branding: A Toolkit for Creatives and Strategists. 

EVA HELLER, A psicologia das cores: Como as cores afetam a emoção e a razão . G. Gili, Barcelona 2020.

14jan

Arquétipo do Inocente

CARACTERÍSTICAS

As principais característica deste arquétipo são pureza, livre de preconceitos, confiabilidade, amor incondicional, espontaneidade, honestidade, segurança e sinceridade. 

DESAFIOS

Este arquétipo tem propensão para se refugiar na fantasia. Tendência para evitar, negar ou reprimir problemas. Medo de punição por algo errado ou ruim.

MOTIVAÇÃO

O Inocente é puro, virtuoso e sem defeitos, livre da responsabilidade de ter feito qualquer coisa prejudicial ou errada. O eterno otimista, o copo deste arquétipo está sempre meio cheio. O Inocente carece de malícia e corrupção e busca a promessa do paraíso. Em sua expressão mais poderosa. O Inocente incorpora um senso de unidade e renovação, representando paz interior e aceitação. Este arquétipo pode provocar nostalgia por tempos mais simples.

CORES

As cores que favorecem esse arquétipo são:

BRANCO
Bondade, sinceridade, pureza, equilíbrio, calma, frescor, limpeza, facilidade, inocência e luz.

AZUL
Força, competência, alta qualidade, confiança, paz, tranquilidade, integridade, inteligência, segurança, equilíbrio, calma e comprometimento.

AMARELO
Felicidade, calor, otimismo, clareza, força, competência, brilhantismo, iluminação, energia, alegria, intensidade e entusiasmo.

MARCAS

Nicho de marketing: Empresas com valores fortes, vistas como confiáveis e honestas, associadas à moralidade, boas virtudes,  simplicidade e com características nostálgicas. 

Exemplo: Coca-Cola, Mãe Terra, Do Bem, Uncle Ben’s, Wii, Ben & Jerry’s, Ivory e Dove Men + Care.

FILMES

O Pequeno Príncipe, Senhor dos Anéis (personagem Samwise Gamgee), Forrest Gump, Guardiões da Galáxia (personagem Baby Groot), Star Wars (Robô R2d2) e Charlie Brown (Snoopy).

ANIMAIS E SÍMBOLOS 

Os animais e símbolos que ativam esse arquétipo são:
Trigo, foice, sementes, maçã, asas, cervo, golfinho, criança, lótus, frésia, margarida, lírio branco.

MITOLOGIA

Pársifal, Dionísio, a juventude de Hércules, Ibejis, Deméter, Ceres.

SUB-ARQUÉTIPOS

Idealista, Crente, Iniciante, Otimista, Perfeccionista.

REFERÊNCIAS

MARK, Margaret; PEARSON, Carol S. O Herói e o Fora da Lei: como construir marcas extraordinárias usando o poder dos arquétipos. São Paulo, Cultrix, 2019.

MARGARET POTT HARTWELL & JOSHUA C. CHEN, Archetypes in Branding: A Toolkit for Creatives and Strategists. 

EVA HELLER, A psicologia das cores: Como as cores afetam a emoção e a razão . G. Gili, Barcelona 2020.

14jan

Arquétipo do Herói

CARACTERÍSTICAS

As principais característica deste arquétipo são auto-sacrifício, coragem, redenção, transformação, fé, força e energia. Não mede esforços para buscar seus objetivos. Ele é dinâmico, ágil e forte. Disciplina e foco são primordiais neste arquétipo que esmera em ser o mais competente e corajoso. Ele luta e sempre se supera.

DESAFIOS

Tem medo de fracassar ou acovardar-se. Podem se tornar competitivos, ambição exagerada, arrogância, imprudência e tentação de poder.

MOTIVAÇÃO

O Herói age para redimir a sociedade ao superar grandes adversidades no serviço para completar com sucesso atos extraordinários de força, coragem e bondade. O Herói é admirado por aqueles que apreciam o auto-sacrifício, a resistência e a coragem necessárias para triunfar sobre a adversidade e o mal. Como um aluno contínuo, o Herói busca compreender a força da vida interior e a expressão mais completa do eu, enquanto lida com dificuldades, enfrenta destinos estranhos e enfrenta desafios mutantes. A essência do Herói está no sacrifício necessário para atingir o objetivo da transformação.

CORES

As cores que favorecem esse arquétipo são:

AMARELO
Felicidade, calor, otimismo, clareza, força, competência, brilhantismo, iluminação, energia, alegria, intensidade e entusiasmo.

PRETO OU CINZA ESCURO
Elegância, classe, seriedade, proteção, segurança, inteligência, solidez, poder, mistério, dominância, autoridade e sofisticação.

LARANJA
Amizade, ousadia, confiança, sucesso, coragem, estimulação, fascinação, felicidade, criatividade e entusiasmo.

MARCAS

Nicho de marketing: Este arquétipo ajuda a criar uma marca positiva no mundo que solucione os principais problemas. Ajuda as pessoas a elevar a performance e atingir excelentes resultados.

Exemplo: Nike, Patagonia, Gatorade, FedEx, Olimpíadas e Hummer.

FILMES

O Último Samurai, Tróia, Matrix, Gladiador, Game of Thrones (Daenerys Targaryen), Constantine, Rambo, Star Wars e Capitão América.

ANIMAIS E SÍMBOLOS 

Os animais e símbolos que ativam esse arquétipo são: espada, cavalo, carro, escudo, capacete, águia, saturno e samurai. 

MITOLOGIA

Ares, Ulisses , Arjuna, Teseu, Lancelot, Ogum.

SUB-ARQUÉTIPOS

Guerreiro, Atleta, Valente, Protagonista, Mártir.

REFERÊNCIAS

MARK, Margaret; PEARSON, Carol S. O Herói e o Fora da Lei: como construir marcas extraordinárias usando o poder dos arquétipos. São Paulo, Cultrix, 2019.

MARGARET POTT HARTWELL & JOSHUA C. CHEN, Archetypes in Branding: A Toolkit for Creatives and Strategists. 

EVA HELLER, A psicologia das cores: Como as cores afetam a emoção e a razão . G. Gili, Barcelona 2020.

14jan

Arquétipo do Governante

CARACTERÍSTICAS

As principais característica deste arquétipo são poder, confiança, domínio, status elevado e liderança. Tem o objetivo de criar uma família ou comunidade próspera e bem-sucedida. 

DESAFIOS

Medo de perder o controle e se encontrar em meio ao caos.  Pode se se tornar arrogante, autoritário e julgador. Problemas em delegar tarefas.

MOTIVAÇÃO

O Governante representa poder e controle e está motivado para liderar. A posição do Governante é conquistada ou criada, em vez de herdada ou tomada por conquista. O Governante não precisa proteger com benevolência. Em vez disso, o Governante deve demonstrar experiência, histórico comprovado e competência antes de assumir o controle. Este arquétipo é realista e encontra sentido na criação de estruturas, organizações e ambientes harmoniosos, frutíferos e construtivos.

CORES

As cores que favorecem esse arquétipo são:

CINZA CLARO/PRATA
Glamour, tecnologia, gracilidade, elegância, sabedoria, neutralidade, intelectualidade, conhecimento e refinamento.

DOURADO
Riqueza, sabedoria, valioso, tradicional, qualidade, poder, glória, vitória, felicidade, inteligência e triunfo.

PRETO OU CINZA ESCURO
Elegância, classe, seriedade, proteção, segurança, inteligência, solidez, poder, mistério, dominância, autoridade e sofisticação.

MARCAS

Nicho de marketing: Ajuda as pessoas a se tornarem mais organizadas, restaurar a ordem, criar mais estabilidade e segurança em um mundo caótico.

Exemplo: Jeep, National Geographic, Starbucks, Heineken, Go Pro, Corona Extra e Land Rover.

FILMES

Lobo de Wall Street, Lincoln, Rei Arthur – A Lenda da Espada, O Poderoso Chefão, House of Cards, O Discurso do Rei e Game Of Thrones (Personagem Cersei Lannister).

ANIMAIS E SÍMBOLOS 

Os animais e símbolos que ativam esse arquétipo são:
Raio, coroa, águia, moeda, leão, cetro, terno e gravata, moeda e trono. 

MITOLOGIA

Zeus, Orixá Okô, Júpiter, Amon, Horus ou Rá.

SUB-ARQUÉTIPOS

Regente, aristocrata, diplomata, estrategista e líder.

REFERÊNCIAS

MARK, Margaret; PEARSON, Carol S. O Herói e o Fora da Lei: como construir marcas extraordinárias usando o poder dos arquétipos. São Paulo, Cultrix, 2019.

MARGARET POTT HARTWELL & JOSHUA C. CHEN, Archetypes in Branding: A Toolkit for Creatives and Strategists. 

EVA HELLER, A psicologia das cores: Como as cores afetam a emoção e a razão . G. Gili, Barcelona 2020.

14jan

Arquétipo do Explorador

CARACTERÍSTICAS

As principais característica deste arquétipo são liberdade, aventura, independência e ambição. O Explorador anseia por aventura e quer descobrir o mundo por si mesmo.  A aventura é um meio de iluminação, e os exploradores se concentram na autodescoberta e na autossuficiência.

DESAFIOS

Auto-indulgência. Falta de objetivo. Alienação. O Explorador pode ser inquieto, sem objetivo e um pouco esquisito.

MOTIVAÇÃO

O Explorer é motivado por um forte desejo por novas experiências. Valorizando enormemente a autonomia. Tem um desejo fundamental de se libertar, sem necessariamente mas ter que desafiá-lo. Esse arquétipo está disposto a fazer qualquer coisa para evitar o tédio e a armadilha, mesmo que isso signifique correr grandes riscos. O Explorador é conhecido por ultrapassar limites e se deliciar com descobertas inesperadas, adotando uma filosofia “sem limite”.

CORES

As cores que favorecem esse arquétipo são:

VERMELHO
Amor, poder, excitação, ousadia, juventude, paixão, energia, calor, força, desejo, sensualidade, intensidade e velocidade.

VERDE
Segurança, paz, crescimento, saúde, frescor, natureza, dinheiro, fertilidade, abundância, cura e harmonia.

AMARELO
Felicidade, calor, otimismo, clareza, força, competência, brilhantismo, iluminação, energia, alegria, intensidade e entusiasmo.

MARCAS

Nicho de marketing: As marcas Exploradoras anseiam por liberdade, elas também se esforçam para ajudar os outros a se sentirem livres. Eles são pioneiros e frequentemente oferecem produtos e serviços que parecem consistentes ou robustos.

Exemplo: Jeep, National Geographic, Starbucks, Heineken, Go Pro, Corona Extra e Land Rover.

FILMES

Mad Max, Indiana Jones, Somente o Mar Sabe, Hobbit e Lost (Personagem Locke)

ANIMAIS E SÍMBOLOS 

Os animais e símbolos que ativam esse arquétipo são:
Bússola, mochila, barco, foguete, binóculo, cavalo, arco e flecha, mapa e lupa.

MITOLOGIA

Jasão, Artemis e Neith.

SUB-ARQUÉTIPOS

Caminhante, Cosmopolita, Desafiante, Nômade, Viajante.

REFERÊNCIAS

MARK, Margaret; PEARSON, Carol S. O Herói e o Fora da Lei: como construir marcas extraordinárias usando o poder dos arquétipos. São Paulo, Cultrix, 2019.

MARGARET POTT HARTWELL & JOSHUA C. CHEN, Archetypes in Branding: A Toolkit for Creatives and Strategists. 

EVA HELLER, A psicologia das cores: Como as cores afetam a emoção e a razão . G. Gili, Barcelona 2020.

14jan

Arquétipo do Criador

CARACTERÍSTICAS

As principais característica deste arquétipo são criatividade, imaginação e pensamento não linear, abstrato. O criador tem um senso de estética bem desenvolvido, gosta de   pensar fora da caixa e de expandir as suas fronteiras. Normalmente não se conforma fácil com as coisas e tem um senso de estética bem desenvolvido.

DESAFIOS

Dramatizar demais as situações. Depressão que acompanha uma falha em fazer sentido. Perfeccionismo. Medo de mediocridade e ser julgamento. Pode se tornar insensível e arrogante.

MOTIVAÇÃO

O Criador tem uma necessidade apaixonada de autoexpressão e de ser um pioneiro cultural. A criação oferece um meio de lidar com o quão fora de controle o mundo parece. O Criador é altamente imaginativo, com um senso estético desenvolvido. Esse arquétipo costuma aparecer em ambientes que refletem bom gosto e um ponto de vista único. O Criador percebe e atua sobre a necessidade de inovação, invenção e reinterpretação. Acreditando no valor da expressão interior, o Criador é dedicado, trabalhador e orientado para a realização.

CORES

As cores que favorecem esse arquétipo são:

VERMELHO
Amor, poder, excitação, ousadia, juventude, paixão, energia, calor, força, desejo, sensualidade, intensidade e velocidade.

LARANJA
Amizade, ousadia, confiança, sucesso, coragem, estimulação, fascinação, felicidade, criatividade e entusiasmo.

PRETO OU CINZA ESCURO
Elegância, classe, seriedade, proteção, segurança, inteligência, solidez, poder, mistério, dominância, autoridade e sofisticação.

MARCAS

Nicho de marketing: Visionário, ajuda o cliente a expressar ou criar. Além de fomentar a sua imaginação. 

Exemplo: Apple, Citroen, Saab , Lego, Faber – Castel,  Pixar, Sony, M.A.C e Netflix, Youtube e Adobe.

FILMES

Toy Story, Frida, O Homem de Ferro, Nise, O Coração da Loucura, Moulin Rouge Personagem Christian, Modigliani –A Paixão Pela Vida e os Amores de Picasso.

ANIMAIS E SÍMBOLOS 

Os animais e símbolos que ativam esse arquétipo são: peixe, lua, unicórnio, caranguejo, sol, lâmpada, pincel e instrumentos musicais.

MITOLOGIA

Apollo, Hécate Hórus e Iemanjá.

SUB-ARQUÉTIPOS

Artista, Designer, Especialista, Porta-Voz, Vanguardista.

REFERÊNCIAS

MARK, Margaret; PEARSON, Carol S. O Herói e o Fora da Lei: como construir marcas extraordinárias usando o poder dos arquétipos. São Paulo, Cultrix, 2019.

MARGARET POTT HARTWELL & JOSHUA C. CHEN, Archetypes in Branding: A Toolkit for Creatives and Strategists. 

EVA HELLER, A psicologia das cores: Como as cores afetam a emoção e a razão . G. Gili, Barcelona 2020.