03jan

Arquétipo do Cara Comum

CARACTERÍSTICAS

As principais característica deste arquétipo são gentileza, altruísmo, respeito, justiça, responsabilidade. O Cara Comum tem tendência para ser um bom ouvinte e um bom trabalhador. Sua principal qualidade é a grande força de caráter. Além de sua fidelidade, apoio, utilidade, funcionalidade e desenvoltura.

DESAFIOS

Comportamento não evoluído, ignorância e trabalho em grupo. Preocupação com as rotinas básicas da vida. Se colocar no papel de vítima que prefere sofrer abuso a ficar sozinho; Disposto a praticar qualquer ato a fim de pertencer a algum grupo ou tribo.

MOTIVAÇÃO

O Cara Comum é impulsionado pela necessidade pertencimento. O cara Comum acredita que todos são igualmente importantes, independentemente do  status,  orientação sexual, idade, etnia ou credo. Como um bom vizinho e amigo, o Cara Comum busca fazer a coisa certa, sem necessidade de heroísmo ou aventura. Possuindo uma sinceridade encantadora, o Cara Comum incorpora o lema “o que você vê é o que você obtém” – e tem uma abordagem casual da vida, preferindo ser discreto, não ameaçador e útil a todos. Acredita no valor inerente e na dignidade de todos – esperando muito pouco da vida, mas comprometido com o ensino através da empatia, do realismo e da inteligência das ruas.

CORES

As cores que favorecem esse arquétipo são:

VERMELHO
Amor, poder, excitação, ousadia, juventude, paixão, energia, calor, força, desejo, sensualidade, intensidade e velocidade.

AZUL
Força, competência, alta qualidade, paz, confiança, tranquilidade, calma, integridade, inteligência, segurança, equilíbrio e comprometido.

MARROM
Robustez, naturalidade, liberdade, longevidade, confiança, conforto, força, maturidade, modéstia, segurança, solidariedade e independência.

MARCAS

Nicho de marketing: Este arquétipo é democrático, e quase sempre associado a sentimentos tranquilos. Ajuda as pessoas a terem um sentimento de pertencimento.

Exemplo: eBay, GAP, Havaianas, Hering, Brahma, Wrangler, VISA, Ricardo Eletro, Levi’s e Riachuelo Plus Size.

FILMES

Homem-Aranha, Games Of Thrones (Personagem Lorde Varys), Hobbit (Personagem Bilbo), Star Wars ( Personagem Chewbacca) e Harry Potter (Personagem Neville Longbottom) e Up – Altas Aventuras (o cachorrinho DUG).

ANIMAIS E SÍMBOLOS 

Os animais e símbolos que ativam esse arquétipo são: balança, cachorro, martelo, boné, camiseta, espada e venda.

MITOLOGIA

Hephaestus, Vulcano e Ptah.

SUB-ARQUÉTIPOS

Habitante, Democrata, Realista, Serviçal, Sociável.

REFERÊNCIAS

MARK, Margaret; PEARSON, Carol S. O Herói e o Fora da Lei: como construir marcas extraordinárias usando o poder dos arquétipos. São Paulo, Cultrix, 2019.

MARGARET POTT HARTWELL & JOSHUA C. CHEN, Archetypes in Branding: A Toolkit for Creatives and Strategists. 

EVA HELLER, A psicologia das cores: Como as cores afetam a emoção e a razão . G. Gili, Barcelona 2020.

02jan

Arquétipo do Bobo da Corte

CARACTERÍSTICAS

As principais característica deste arquétipo são alegria, divertimento, fantasia, humor perverso, originalidade, irreverência, percepção do momento presente. Tem facilidade de se socializar-se.

DESAFIOS

Corre o risco de ser mal interpretado, sendo assim evitado  pelas pessoas ou considerado uma ameaça. Tem o prazer de pregar peças cruéis. Propenso a perder tempo. Tendência a ser inconveniente e disperso nas situações.

MOTIVAÇÃO

Vivendo alegremente o momento, o Bobo da Corte busca iluminar o mundo. Capaz de dobrar a perspectiva, distorcer significados e interpretar eventos e pessoas de maneiras surpreendentes. Bobo da Corte pode falar a verdade para aqueles que estão no poder. O Bobo da Corte aprecia a beleza, a mudança, o intelecto surpreso e perverso. Conhecido por suas travessuras exuberantes, o Bobo da Corte transcende a tradição, as convenções e as normas sociais. Ousadamente original, irreverente e travesso, este arquétipo vê a vida como um louco e selvagem playground de oportunidades.

CORES

As cores que favorecem esse arquétipo são:

VERMELHO
Amor, poder, excitação, ousadia, juventude, paixão, energia, calor, força, desejo, sensualidade, intensidade e velocidade.

LARANJA
Amizade, ousadia, confiança, sucesso, coragem, estimulação, fascinação, felicidade, criatividade e entusiasmo.

AMARELO
Felicidade, calor, otimismo, clareza, força, competência, brilhantismo, iluminação, energia, alegria, intensidade e entusiasmo.

MARCAS

Nicho de marketing: Ajuda quando a pessoa sente profunda necessidade de pertencer a um grupo. Esta é sua maneira de encarar a vida. O Bobo da Corte nos ajuda a tornar situações chatas menos pesadas e densas, não levando a vida tão a sério e trazendo um pouco de descontração. 

Exemplo: Fanta, Mc Donald’s, M & M’s, X Box One, Pepsi Twist, SixFlags, Nickelodeon, Trident e Oreo.

FILMES

Charlie Chaplin, Mr. Bean, Bob Esponja, Game Of Thrones (personagem Tyrion Lannister) e Better Call Saul e Deadpool.

ANIMAIS E SÍMBOLOS 

Os animais e símbolos que ativam esse arquétipo são: Caduceu, palhaço, arlequim, coringa, flor de lis, hiena e máscara.

MITOLOGIA

Hermes, Mercúrio, Toth.

SUB-ARQUÉTIPOS

Comediante, Criança, Farrista, Multiforme e Piadista.

REFERÊNCIAS

MARK, Margaret; PEARSON, Carol S. O Herói e o Fora da Lei: como construir marcas extraordinárias usando o poder dos arquétipos. São Paulo, Cultrix, 2019.

MARGARET POTT HARTWELL & JOSHUA C. CHEN, Archetypes in Branding: A Toolkit for Creatives and Strategists. 

EVA HELLER, A psicologia das cores: Como as cores afetam a emoção e a razão . G. Gili, Barcelona 2020.

01jan

Arquétipo do Amante

CARACTERÍSTICAS

As principais característica deste arquétipo são fidelidade, sensualidade, paixão, sexualidade e espiritualidade. Gosta de ser apreciado, além de ser um arquétipo expansivo e cheio de vitalidade.

DESAFIOS

Seus principais desafios são obsessão, promiscuidade e ciúmes. Tem medo de não ser suficiente ou ficar sozinho e desconectado. 

MOTIVAÇÃO

O Amante possui uma apreciação desenfreada e carinho pela beleza, proximidade e colaboração. Motivado para atrair, dar, receber e nutrir o amor íntimo e afirmativo da vida . É fortalecido por uma grande paixão e devoção, o Amante promove a bem-aventurança e a unidade. Isso resulta em uma experiência de amor que vai além de uma emoção ou mentalidade para se tornar uma forma de ser. O Amante é um arquétipo de transformação e renascimento que oferece uma lembrança de ideias transcendentes externas que elevam a experiência humana.

CORES

As cores que favorecem esse arquétipo são:

VERMELHO
Amor, poder, excitação, ousadia, juventude, paixão, energia, calor, força, desejo, sensualidade, intensidade e velocidade.

ROSA
Feliz, saudável, feminino, doce, brincalhão, energético, apaixonado, romance, carinho e amor. A cor rosa coloca as pessoas em contato com o lado do carinho de si mesmos.

DOURADO
Riqueza, sabedoria, valor, tradição, elegância, sofisticação, luxo, inteligência. Dourado é a cor do sucesso, da realização e do triunfo. 

MARCAS

Nicho de marketing: Ajudar as pessoas a se sentirem valorizadas, pertencerem, se conectarem, desfrutarem da intimidade e construírem relacionamentos.

Exemplo: Victoria‘s Secret, Godiva, Channel, Häagen-Dazs, Nestlé e L’oréal Paris.

FILMES

Game of Thrones (Personagem Jaime Lannister), Uma Linda Mulher, Don Juan DeMarco, Para Sempre e A Garota Dinamarquesa.

ANIMAIS E SÍMBOLOS 

Os animais e símbolos que ativam esse arquétipo são: Coração, pérolas, cisne, rosa, romã, jóias, arco e flecha, murta, golfinho, limeira, maçã, cupido, alianças e morango.

MITOLOGIA

Eros, Afrodite, Vênus e Oxóssi.

SUB-ARQUÉTIPOS

Entusiasta, Hedonista, Naturalista, Patriota, Sensualista.

REFERÊNCIAS

MARK, Margaret; PEARSON, Carol S. O Herói e o Fora da Lei: como construir marcas extraordinárias usando o poder dos arquétipos. São Paulo, Cultrix, 2019.

MARGARET POTT HARTWELL & JOSHUA C. CHEN, Archetypes in Branding: A Toolkit for Creatives and Strategists. 

EVA HELLER, A psicologia das cores: Como as cores afetam a emoção e a razão . G. Gili, Barcelona 2020.

12fev

Teste de Arquétipos

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Qual lema combina mais com a sua marca?

Qual atributo é mais significativo para sua marca?

Qual a pior coisa que poderia acontecer com a sua marca?

Qual o tom de voz da sua marca?

Qual a melhor estratégia para se destacar?

A personalidade da sua marca é?

Qual é o seu propósito?

Qual arquétipo rege a sua marca?
Héroi

As principais característica deste arquétipo são auto-sacrifício, coragem, redenção, transformação, fé, força e energia. Não mede esforços para buscar seus objetivos. Ele é dinâmico, ágil e forte. Disciplina e foco são primordiais neste arquétipo que esmera em ser o mais competente e corajoso. Ele luta e sempre se supera.
Inocente

As principais característica deste arquétipo são pureza, livre de preconceitos, confiabilidade, amor incondicional, espontaneidade, honestidade, segurança e sinceridade.
Governante

As principais característica deste arquétipo são poder, confiança, domínio, status elevado e liderança. Tem o objetivo de criar uma família ou comunidade próspera e bem-sucedida.
Criador

As principais característica deste arquétipo são criatividade, imaginação e pensamento não linear, abstrato. O criador tem um senso de estética bem desenvolvido, gosta de pensar fora da caixa e de expandir as suas fronteiras. Normalmente não se conforma fácil com as coisas e tem um senso de estética bem desenvolvido.
Amante

As principais característica deste arquétipo são fidelidade, sensualidade, paixão, sexualidade e espiritualidade. Gosta de ser apreciado, além de ser um arquétipo expansivo e cheio de vitalidade.
Sábio

As principais característica deste arquétipo são sabedoria, inteligência, busca pela verdade, clareza de pensamento, tomada de decisão racional, prudência e profundidade no que faz.
Rebelde

As principais característica deste arquétipo são liderança, audácia, gosta de assumir riscos e experimentar coisas novas. Tem o pensamento progressivo e provocativo. Tem personalidade forte com grande poder pessoal, bravura e honestidade brutal.
Mago

As principais característica deste arquétipo são capacidade de sonhar sonhos grandes. Poderes misteriosos de percepção, intuição e inteligência inspiradoras. Carisma e perspectiva altamente evoluída e visionária.
Bobo da Corte

As principais característica deste arquétipo são alegria, divertimento, fantasia, humor perverso, originalidade, irreverência, percepção do momento presente. Tem facilidade de se socializar-se.
Cara Comum

As principais característica deste arquétipo são gentileza, altruísmo, respeito, justiça, responsabilidade. O Cara Comum tem tendência para ser um bom ouvinte e um bom trabalhador. Sua principal qualidade é a grande força de caráter. Além de sua fidelidade, apoio, utilidade, funcionalidade e desenvoltura.
Explorador

As principais característica deste arquétipo são liberdade, aventura, independência e ambição. O Explorador anseia por aventura e quer descobrir o mundo por si mesmo. A aventura é um meio de iluminação, e os exploradores se concentram na autodescoberta e na autossuficiência.
Prestativo

As principais característica deste arquétipo são altruísmo, compaixão, paciência e empatia. O prestativo já se pode tirar pelo seu próprio nome, aquele que ajuda, que auxilia, tem como maior desejo proteger os outros do mal. Tem como seus maiores dons a compaixão e a generosidade.
25jun

Logotipo arquetípico ajuda transformar seu negócio!

Uma personalidade forte é aquela que é claramente definida e articulada em tudo o que a sua empresa faz, não aquela que vagueia desajeitadamente por muitas personalidades, sem saber qual delas escolher. As marcas mais lucrativas também estavam alinhadas com um único arquétipo, em vez daqueles que tinham “confundido” os arquétipos da marca ou eram identificados de perto com múltiplos arquétipos. É importante que a sua marca esteja alinhada com um arquétipo principal, pois isso afeta como sua marca é percebida.


 12 Arquétipos de Marketing:


O Inocente 

Objetivo: Ser feliz.

Traços: esforça-se para ser bom, é puro, jovem, otimista, simples, moral, romântico e leal.

Inconveniente: Pode parecer ser ingênuo ou chato.

Nicho de marketing: Empresas com valores fortes, vistas como confiáveis ​​e honestas, associadas à moralidade, boas virtudes, simplicidade e com características nostálgicas.

Exemplo: Dove, Coca-Cola.

O Cara Comum 

Objetivo: pertencer ou se conectar com outras pessoas.

Características: Solidário, fiel, amigável, companheira, que se conecta com os outros.

Desvantagem: Pode faltar uma identidade distinta.

Nicho de marketing: Comunidades, virtudes sólidas, dá uma sensação de pertence a um grupo.

Exemplo: Home Depot, eBay.

Herói

Objetivo: Ajudar a melhorar o mundo.

Características: Corajoso, arrojado, honrado, forte, confiante e inspirador.

Desvantagem: Pode ser arrogante ou distante.

Nicho de marketing: faça uma marca positiva no mundo, solucione os principais problemas ou permita / inspire outros a fazê-lo.

Exemplo: Nike, BMW, Duracell.


Fora da Lei 

Objetivo: Quebrar as regras e lutar contra a autoridade.

Características: Rebelde, iconoclasta, selvagem, abrindo caminho para mudanças.

Desvantagem: Pode ir longe demais e ser visto de forma negativa.

Nicho de marketing: Agente de mudança, defende os excluídos, permite que as pessoas desabafem ou quebrem as convenções.

Exemplo: Harley-Davidson, Virgin (Richard Branson) 

O Explorador 

Objetivo: Encontra o cumprimento através da descoberta e novas experiências.

Características: Inquieto, aventureiro, ambicioso, individualista, independente e pioneiro.

Desvantagem: pode não se encaixar no meio.

Nicho de marketing: emocionante, de assumir riscos e  autêntico.

Exemplo: Indiana Jones, Jeep, Red Bull.

O Criador 

Objetivo: Criar algo com significado e valor duradouro.

Traços: Criativo, imaginativo, artístico, inventivo, empreendedor e  não conformista.

Desvantagem: Pode ser perfeccionista ou impraticável.

Nicho de marketing: Visionário, ajuda os clientes a expressarem ou criarem e fomentarem sua imaginação.

Exemplo: Lego, Crayola.

O Governante

Objetivo: Controlar, criar ordem no caos 

Características: Líder, responsável, organizado, modelo e administrador.

Inconveniente: Pode faltar uma conexão comum ou ser muito autoritário ou controlador.

Nicho de marketing: Ajude as pessoas a se tornarem mais organizadas, restaurar a ordem, criar mais estabilidade e segurança em um mundo caótico.

Exemplo: Microsoft, Barclays, Mercedes-Benz.

O Mágico

Objetivo: Realizar sonhos e criar algo especial.

Traços: visionário, carismático, imaginativo, idealista e espiritual.

Desvantagem: Pode correr riscos que levam a resultados ruins.

Nicho de marketing: Ajudar as pessoas a transformar seu mundo, inspirar a mudança, expandir a consciência.

Exemplo: Disney, Mágico de Oz, Apple.

O Amante

Objetivo: Criar intimidade e inspirar amor.

Traços: Apaixonado, sensual, íntimo, romântico, caloroso, comprometido e idealista.

Desvantagem: Pode ser muito altruísta.

Nicho de marketing: Ajudar as pessoas a se sentirem valorizadas, pertencerem, se conectarem, desfrutarem da intimidade e construírem relacionamentos.

Exemplo: Victoria’s Secret, Godiva Chocolate, Marie Claire.

O Cuidador

Objetivo: Cuidar e proteger os outros.

Características: Cuidadoso, maternal, carinhoso, altruísta, generoso e  compassivo.

Desvantagem: Ser explorado.

Nicho de marketing: Ajudar as pessoas a cuidar de si mesmas, servir ao público através de programas de assistência médica, educação ou ajuda.

Exemplo: Madre Teresa, Sopa Campbell, Johnson & Johnson, Heinz.

O Bobo da Corte 

Objetivo: Trazer alegria ao mundo.

Características: Diversão, senso de humor, despreocupado, travesso e irreverente.

Desvantagem: Pode ser visto como frívolo ou desrespeitoso.

Nicho de marketing: Ajudar as pessoas a se divertirem ou aproveitarem o que estão fazendo, permitir que as pessoas sejam mais impulsivas e espontâneas. 

Exemplo: Tolo Motley, Ben & Jerry’s, IKEA.

O Sábio 

Objetivo: Ajudar o mundo a adquirir sabedoria e discernimento.

Características: Conhecimento, fonte confiável de informação, sabedoria e inteligência, pensativo, analítico, mentor, guru e orientador.

Desvantagem: Poderia ser excessivamente contemplativo ou muito opinativo.

Nicho de marketing: Ajudar as pessoas a entender melhor o mundo, fornecer informações práticas e análises.

Exemplo: BBC, PBS, Google, Philips.