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Pronto! A sua página no Facebook acaba de ser criada! Em seguida, será necessário configurar a página com imagens de capa e informações sobre seu negócio.
Se você ainda não tem um logotipo para sua fanpage, entre em contato com a gente, que ajudamos você! Quero Meu Logotipo!
O conhecimento da teoria das cores nos ajuda a expressar nossos sentimentos em um logotipo. A linguagem da cor entrou no vocabulário das marca para ajudar a expressar emoções. Um logotipo pode ser “vermelho” e expressar poder ou “verde” e expressar tranquilidade. No design costuma usar o termo cores quentes (vermelho, laranja, amarelo) ou frias (azul, verde, violeta)
Esperança e Alegria
Este logotipo usa amarelo mais quente para criar uma imagem energética que irradia sentimentos de esperança e alegria.
Energia e Ação
Este logotipo usa vermelho para criar uma imagem potente que irradia sentimentos de ação e energia.
Confiança e Seriedade
Este logotipo usa dois tons de azul para criar uma imagem confiável que irradia sentimentos de segurança e integridade.
Crescimento e Tranquilidade
Este logotipo usa dois tons de verde para criar uma imagem amigável que irradia sentimentos de bem estar e equilíbrio.
Dessa forma, você poderá desenvolver um logotipo incrível para o seu negócio, que transmita emoção através das cores.
Se você deseja discutir como podemos desenvolver sua marca ou fornecer design gráfico para seu produto ou negócio, envie um email para: meulogotipo@logoteria.com.br
O mês de outubro é tomado por diversas ações em torno da prevenção do câncer de mama, campanha conhecida como Outubro Rosa. Que tem como objetivo conscientizar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Muitas marcas estão engajadas com esse projeto.
E para simbolizar o movimento a causa ganhou um lacinho rosa que desde então, se popularizou e ganhou o mundo em prol de uma causa tão nobre.
O primeiro laço que teve uma representação relevante na história foi o laço amarelo, que foi apresentado numa marcha cantada pelo exército dos Estados Unidos da América. Baseada nesta canção, a mulher de um refém no Irã, Penney Laingen, foi a primeira pessoa a usar o laço como um símbolo de alerta. Penney colocou laços amarelos em várias árvores de modo a representar o desejo que tinha em que o seu marido regressasse a casa. Amigos e familiares demonstrando a sua lealdade seguiram a moda.
Os americanos rapidamente perceberam que o laço era um símbolo forte.
Nos anos 90 ativistas da luta contra a AIDS inspirados pela força do laço decidiram fazer laços para os que lutavam contra a doença. O laço vermelho por representar a paixão, começou a representar essa causa. E esse símbolo foi se tornando um ícone popular.
O primeiro Laço Cor-de-Rosa foi introduzido pela Fundação do câncer de Mama Susan G. Komen. A fundação ofereceu bonés cor-de-rosa aos sobreviventes do câncer de mama que participavam na Corrida para a Cura desde 1990. Alguns meses mais tarde em 1991 todos os participantes da Corrida de Nova Iorque receberam um Laço Cor-de-Rosa. Tornando-se assim um símbolo internacional para a luta contra o câncer de mama.
O que é um logotipo?
Um logotipo é um sinal, símbolo, marca comercial ou pessoal que transmite a identidade ou propriedade de um produto, empresa, campanha ou conceito da maneira mais memorável possível.
Como os logotipos são usados?
Um logotipo pode ser usado de várias formas, tamanhos e contextos diferentes. Por exemplo, o logotipo de um hotel pode ser impresso em papel timbrado ou menu, bordado em um guardanapo ou paletó, gravado em talheres de metal ou iluminado como um enorme letreiro na lateral do prédio. Conforme projeto desenvolvido para o Hotel Fioreze Primo de Gramado.
Quais são as qualidades básicas de um bom logotipo?
Um logotipo deve ser simples para manter sua clareza de design em diferentes contextos. Se for muito complicado, seus detalhes poderão ser perdidos quando a escala for reduzida. Além disso, um design simples de logotipo é mais rápido de ler, mais fácil de lembrar e, consequentemente, mais instantaneamente identificável. O logotipo da Apple, um dos logotipos mais reproduzidos de todos os tempos, ilustra a maioria dessas qualidades básicas.
Qual é a principal função de um logotipo?
Um logotipo deve transmitir uma identidade imediata e memorável e deve se conectar ao seu público-alvo de maneira positiva.
Dessa forma, você poderá desenvolver um logotipo incrível para o seu negócio, que por si só será de grande ajuda para atrair clientes.
Se você deseja discutir como podemos desenvolver sua marca ou fornecer design gráfico para seu produto ou negócio, envie um email para: meulogotipo@logoteria.com.br
Eu não posso te dizer quantas vezes no ano passado eu duvidei de mim mesma, das minhas habilidades e tive essa “síndrome do impostor” em minha mente. O que me fez passar por isso tudo, é um lembrete constante de que, sim, sou talentosa, sou criativa e sou boa no que faço.
Essa validação interna é a única maneira de superarmos isso. Conhecer seu potencial, suas habilidades e acreditar em si mesmo faz toda diferença na hora de empreender. O autoconhecimento te ajuda a ter confiança para se posicionar no mundo, entregar sua mensagem e atrair os grandes clientes que você merece ter em sua vida.
E para despertar esse autoconhecimento seguem duas perguntinhas que me ajudaram nesta descoberta sobre meu propósito pessoal:
No que você é bom? Pode ter certeza, você é bom em alguma coisa, algo que você sabe fazer bem e te dá prazer…Pense nisso, descartando a possibilidade se isso trás dinheiro ou não. Apenas observe, o seu dom.
Por que as pessoas te procuram? Para conversar, porque você consegue dar atenção? Para arrumar alguma coisa que elas não saibam, como um computador? Para viajar porque você é bom em escolher roteiros? Por que?
Segundo definição do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), marca é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas.
Vamos entender o que significa essas duas palavras:
Brand (Marca) é o conjunto de características tangíveis e não tangíveis materializados em um logotipo, um símbolo, um sinal ou um emblema, que tem o objetivo de identificar produtos, serviços e até mesmo pessoas. A marca de uma empresa tem que transmitir valores e soluções para uma necessidade ou desejo do consumidor.
Sense (Sentidos) são os meios através dos quais as pessoas percebem e reconhecem os estímulos externos. São divididos em: visão, audição, tato, paladar e olfato.
Tudo o que experimentamos e vivenciamos na vida é percebido através dos nossos sentidos e o Brandsense é uma estratégia do Branding (Gerenciamento de Marca) que utiliza esses cinco sentidos para fazer sua marca ser reconhecida e lembrada.
Aliado a isso, a PNL (Programação Neurolinguística) diz que cada pessoa percebe o mundo de uma maneira diferente. As pessoas recebem os estímulos através dos sentidos que são mais utilizados por elas, existem pessoas que são mais visuais, outras auditivas e outras mais cenestésicas.
Pessoas = personalidade diferentes
Estímulos = cinco sentidos
Uma marca precisa conectar com o maior número de pessoas, e sabemos que elas são diferentes! Desta forma, o mais assertivo é fazer com que essa conexão se dê através dos cinco sentidos.
A maioria das empresas exploram apenas um ou dois dos sentidos humanos: a visão e/ou audição. Porém é preciso ir além, não podemos nos contentar em agregar valores somente pelo que vemos ou ouvimos.
A grande sacada é construir um relacionamento emocional com o seu cliente, e as chances disso acontecer aumentam ainda mais quando a experiência sensorial é explorada.
1. VISÃO – Qual é a aparência da sua marca?
É aqui que o “amor à primeira vista” acontece, ou não! Cores, fontes, formatos e outros fatores são percebidos pelos olhos mais atentos ou até mesmo inconscientemente. Por isso, é preciso causar uma boa primeira impressão.
2. PALADAR – Que sabor você deixará na boca de seus clientes?
As pessoas possuem um receptor de gosto que detecta até 5 sabores: doce, amargo, azedo, salgado e umami, que os cientistas acreditam estar ligado à sensação de prazer na degustação. (Explicar o que é umami e dar o exemplo do tomate com o parmesão). Já pensou em oferecer um chocolate para o seu cliente antes de uma reunião?
3. AUDIÇÃO – Qual é o som da sua marca?
O primeiro som que ouvimos na vida é a batida do coração de nossa mãe. Os sons têm o poder de reviver memórias e experiências, por isso somos tão sensíveis a eles. Você sabia que existem lojas que conseguem controlar o fluxo de pessoas utilizando apenas música ambiente?
Em horários de pico, varejistas colocam músicas com ritmos agitados para atuar no subconsciente e fazer com que as pessoas comprem mais rapidamente, liberando passagem para mais compradores. O inverso ocorre em horários de pouco movimento, são as músicas lentas que influenciam o consumidor a vagar mais lentamente pelos corredores, criando um clima agradável para que ele compre mais.
4. OLFATO – Você quer ser associado a qual aroma?
O olfato é o sentido humano que está intimamente ligado ao sistema límbico, que é responsável pelas emoções e memória, além de perceber e associar as coisas. Alguns aromas têm o poder de criar ambientes mais agradáveis e confortáveis às pessoas.
Um ótimo exemplo é a empresa americana Starbucks, que parou de servir ovos no café da manhã, pois o cheiro do mesmo interferia no aroma do seu famoso café fresco moído na hora, causando uma queda nas vendas. Percebe como o olfato pode ser decisivo para a experiência do cliente?
5. TATO – Como criar uma boa sensação?
A pele possui milhares de células receptoras em sua superfície. Por isso, o tato é um sentido muito trabalhado no Design de Produto. Apenas o toque do material da embalagem pode trazer informações sobre o conteúdo do mesmo, até inconscientemente. Um simples exemplo é o cartão de visita, se você faz um cartão num papel muito fino, sem consistência, na hora o toque é percebido pelo cliente.
Conclusão
As pessoas estão sempre em busca de experiências marcantes, que proporcionam sensações positivas, e é isso que as marcas precisam proporcionar aos seus clientes, levando-o a comprar ou disseminar algo para outras pessoas.
Esse objetivo pode ser alcançado através da “exploração” do conjunto dos sentidos. Para isso, é preciso conhecer bem o público-alvo, ter personalidade e propósito bem definidos para impactar e promover experiências sensoriais eficazes.
“Branding sempre foi à criação de laços emocionais entre a marca e o consumidor. Como em qualquer relacionamento, as emoções se baseiam na informação captada por nossos sentidos” Lindstrom (2007, p. 112)
Segundo definição do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), marca é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas.
Pode-se dizer também que marca, é a representação figurada de qualquer produto ou serviço, seja lá qual for ele. Em suma, marca é um nome, um som, uma imagem uma palavra, ou até mesmo uma letra, que faz com que as pessoas identifiquem um produto ou serviço. A marca é o DNA de uma empresa e é o que conecta o cliente ao produto. Por isso, ela precisa demonstrar a capacidade do negócio para atender às necessidades do consumidor, garantindo satisfação e melhor experiência de quem escolhe o seu empreendimento.Ela deve representar o conjunto de valores pensados pelo empresário para dar identidade ao negócio. Nesse sentido, para auxiliá-lo a trilhar o melhor caminho, confira a seguir informações e orientações sobre como construir sua marca e registrá-la.
Está pensando em abrir um negócio ou está precisando de um logotipo para identificar a sua empresa? Conte com a gente, a Logoteria quer ajudar você fazer a melhor representação gráfica da sua marca. Nós abemos como criar uma logomarca ideal para sua empresa. Imagine a sua marca e conte com a gente para fazer esse sonho se tornar realidade.