O mês de outubro é tomado por diversas ações em torno da prevenção do câncer de mama, campanha conhecida como Outubro Rosa. Que tem como objetivo conscientizar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Muitas marcas estão engajadas com esse projeto.
E para simbolizar o movimento a causa ganhou um lacinho rosa que desde então, se popularizou e ganhou o mundo em prol de uma causa tão nobre.
O primeiro laço que teve uma representação relevante na história foi o laço amarelo, que foi apresentado numa marcha cantada pelo exército dos Estados Unidos da América. Baseada nesta canção, a mulher de um refém no Irã, Penney Laingen, foi a primeira pessoa a usar o laço como um símbolo de alerta. Penney colocou laços amarelos em várias árvores de modo a representar o desejo que tinha em que o seu marido regressasse a casa. Amigos e familiares demonstrando a sua lealdade seguiram a moda.
Os americanos rapidamente perceberam que o laço era um símbolo forte.
Nos anos 90 ativistas da luta contra a AIDS inspirados pela força do laço decidiram fazer laços para os que lutavam contra a doença. O laço vermelho por representar a paixão, começou a representar essa causa. E esse símbolo foi se tornando um ícone popular.
O primeiro Laço Cor-de-Rosa foi introduzido pela Fundação do câncer de Mama Susan G. Komen. A fundação ofereceu bonés cor-de-rosa aos sobreviventes do câncer de mama que participavam na Corrida para a Cura desde 1990. Alguns meses mais tarde em 1991 todos os participantes da Corrida de Nova Iorque receberam um Laço Cor-de-Rosa. Tornando-se assim um símbolo internacional para a luta contra o câncer de mama.